Gestão de Medicina do trabalho: 4 dicas para sua empresa

Entenda como é importante ter uma boa gestão dessa área em sua empresa

Fazer a gestão de medicina do trabalho é essencial e estratégico para a construção de um ambiente sadio e acolhedor para as instituições. Essa área influi diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores e se relaciona com a capacidade produtiva dos colaboradores. Seja em uma organização de grande porte com 1000 funcionários ou uma empresa individual, essa área necessita estar presente em todos os setores empresariais. 

Por que ter uma gestão de medicina do trabalho?

De acordo com estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) na Demografia Médica no Brasil de 2018, existem mais de 15.000 profissionais de medicina do trabalho no país. A necessidade de adequação à legislação e a busca por investimentos nessa área, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e motivação dos funcionários, e consequente diminuição de gargalos com faltas e problemas de saúde, faz com que as empresas busquem cada vez mais especialistas sobre o assunto. 

Por isso é importante seguir alguns princípios para adequar a empresa às regras e normas regulamentadoras. Iremos listar algumas dicas para sua empresa saber por onde começar:

 

  • Integração das informações de Medicina e Segurança do Trabalho

Atualmente em um mundo extremamente conectado, as informações das empresas devem ser de fácil acesso e estar de acordo com as exigências das leis e diretrizes. No caso de medicina e segurança do trabalho, o ideal é que ter um parceiro de SST que atenda às suas demandas e tenha acesso a todas as informações da empresa para alinhamento das NR’s. Ter acesso integrado a essas informações com ferramentas de lembretes, agendamentos e programações pode evitar multas e custos desnecessários. Isso sem contar que com as novas regras para o eSocial a empresa deve ter todas essas informações em mãos em tempo hábil para não se comprometer. 

  • Análise adequada da saúde dos trabalhadores

As análises do ambiente de trabalho, bem como os exames necessários e específicos para cada trabalhador devem ser avaliados de modo criterioso e por profissionais especializados. Isso faz toda a diferença em problemas de absenteísmo, afastamentos por problemas de saúde e processos trabalhistas para empresas, questões que acabam interferindo diretamente nos lucros das organizações.

  • Conformidade com a legislação

Deve-se acompanhar de modo criterioso ao alinhamento de todas as NR’s. O PPRA deve estar em sincronia com o PCMSO, e as outras normas também devem estar corretas e sendo acompanhadas por uma clínica especializada em Medicina do Trabalho, de acordo com os critérios das leis, respeitando os prazos e validades para atualização. 

  • Ter uma assessoria de SST confiável

É indispensável ter uma empresa que assessore de modo a evitar problemas quanto a saúde e a segurança dos trabalhadores. Por isso, procure sempre uma empresa cadastrada nos órgãos como o CREMESP e com muitos anos no mercado. 

A Avanti Engenharia de Segurança e Saúde Ocupacional pode ajudar sua empresa a organizar esses processos. Fale com nossos especialistas e conheça nossos serviços para SST.

Conclusão

Uma boa gestão da SST em sua empresa pode gerar muitos benefícios para todos, para isso é importante acompanhar também as alterações das leis e estar sempre dentro das normas, para evitar multas e melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho.

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