Consultoria é fundamental para estar de acordo com a lei e evitar prejuízos
Existem diversas normas regulamentadoras sobre segurança do trabalho e à medida que as empresas crescem, também aumentam os riscos ligados à saúde do trabalhador, por isso, a demanda por uma consultoria de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) cresce significativamente.
Como funciona a consultoria?
A consultoria de SST trabalha oferecendo auxílio para as empresas que ainda não possuem um setor de segurança ou que precisam de algum complemento como o apoio de profissionais especializados para o departamento já existente.
Entre as funções da consultoria dentro de uma empresa estão diversos treinamentos como de uso, conservação e guarda do EPI 9 (Equipamento de Proteção Individual), de segurança e operação de equipamentos e ainda treinamento ergonômico. Além disso, também é sua função elaborar relatórios de insalubridade, por exemplo.
Vantagens de uma consultoria de SST
Conhecimento específico
Uma consultoria tem o conhecimento específico de Saúde e Segurança do Trabalho que são necessários. A Segurança do Trabalho se aplica a empresas de todos os segmentos, no entanto, cada um tem suas características e riscos específicos, e uma consultoria irá identificar cada um.
Aumento de produtividade e evita prejuízos
Implementar normas de saúde e segurança do trabalho aumenta a produtividade da empresa, pois, o número de afastamentos e custos decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais diminuem.
Profissionais qualificados
O conhecimento específico da área é fundamental para que se desenvolva programas que ajudam a prevenir quaisquer danos à empresa e funcionário.
Leis
Existem diversas normas obrigatórias a respeito de Saúde e Segurança do Trabalho que toda empresa deve seguir. Uma consultoria de SST tem um conhecimento profundo sobre elas, evitando multas e prejuízos.
Conclusão
Apesar de existirem normas obrigatórias, muitos empresários não as conhecem e, por isso, é importante a contratação de uma empresa especializada, já que uma consultoria irá executar todo o trabalho voltado para o cumprimento das normas vigentes, não permitindo que a organização sofra penalidades. Também irá ajudar na implementação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança adequado à realidade daquela empresa.