Entenda como esse exame é feito e quando sua empresa precisa solicitar.
O que é Exame Toxicológico?
O Exame Toxicológico é feito em laboratório com o propósito de obter um diagnóstico com informações sobre o consumo ou exposição de algum tipo de substância ou droga nos últimos 3 ou 6 meses pelo funcionário. Algumas das substâncias que ele detecta são:
- Maconha;
- Cocaína;
- Ecstasy;
- Heroína;
- Metanfetaminas;
- Anfetaminas.
Qual a importância do exame toxicológico para as empresas?
Um dos pontos mais importantes desse exame de larga janela de detecção é a prevenção de acidentes no trânsito. Muitos motoristas fazem o consumo de substâncias tóxicas para ficarem mais tempo acordados e realizar as suas entregas, causando muitos acidentes. Por isso, esse exame ajuda tanto na saúde do colaborador, quanto na segurança da entrega da carga.
Caso algum colaborador se negue a realizar o exame, mostra para a empresa que não é comprometido com os valores dela e está declinando à vaga de emprego, uma vez que ele não poderá exercer a função sem estar devidamente atestado pelo exame.
Como o exame toxicológico é feito?
O exame é indolor e simples. O colaborador só precisa ir até uma clínica de medicina do trabalho, onde serão coletados os materiais (cabelo, pelos, unha). Depois a clínica enviará as amostras para os laboratórios do Detran, e o resultado fica pronto no máximo em 15 dias.
Os materiais que podem ser coletados são:
- Sangue (detecta o consumo das últimas 24 horas);
- Urina (detecta o consumo dos últimos 10 dias);
- Suor (detecta o consumo do último mês);
- Cabelo (detecta o consumo dos últimos 90 dias);
- Pelos (detecta o consumo dos últimos 6 meses).
Quando a empresa pode solicitar?
A lei 13.103 de 2 de março de 2015 determina que a empresa precisa custear e solicitar o exame para motoristas das categorias C, D e E contratados em regime CLT no momento de pré-admissão e em seu desligamento.
Além disso, é dever da empresa submeter um funcionário que possua algum problema de dependência química a programas de controle de uso de drogas e bebidas alcoólicas, por isso a importância do exame toxicológico ser feito no período de pré-admissão.
Conclusão
Viu o que é exame toxicológico e porque ele é importante para a sua empresa contratar motoristas com regime CLT? Além de simples e rápido, ele ajuda na saúde dos seus colaboradores que fazem grandes viagens para o sucesso da sua empresa. Tem alguma dúvida sobre a realização desse exame? Precisa de ajuda para o seu departamento de RH fazer essa gestão? Entre em contato com a Avanti e tire todas as suas dúvidas! Veja onde realizamos esse exame: