Segurança do Trabalho ou Segurança Ocupacional é uma disciplina que possui um conjunto de normas, ações e medidas preventivas, que através da ciência e da tecnologia visa prevenir ou reduzir doenças e acidentes no local de trabalho. Essas maneiras estão englobadas nas áreas administrativas, organizacional, ambiental, engenharia, técnica, educativa, higiênica, médica e comportamental.
Além de entender o seu conceito, é fundamental saber quais são as áreas compreendidas por ela, assim será possível definir quais ações devem ser feitas para a proteção de todos os colaboradores da sua empresa. A Segurança Ocupacional estuda as áreas de:
- Medicina do Trabalho e Higiene do Trabalho;
- Riscos e medidas preventivas de acidentes em máquinas, instalações e equipamentos;
- Riscos ambientais (que são classificados de acordo com 4 funções do colaborador: sua natureza, sua concentração, sua intensidade e sua exposição);
- Riscos profissionais (que estão classificados em 5 grupos de riscos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais);
- Doenças no ambiente de trabalho (doenças do trabalho e doenças profissionais);
- Normas Regulamentadoras, técnicas e legislações aplicáveis à área;
- Ergonomia (conceito da Engenharia Industrial que estuda a relação do homem com a máquina, promovendo segurança ao mesmo);
- Maneiras preventivas de incêndios e explosões;
- Treinamentos e programas;
- Responsabilidade Civil e Criminal e
- Perícias (Insalubridade, Periculosidade e etc).
Importância da segurança do trabalho
Além dos benefícios citados no tópico anterior, a segurança ocupacional é extremamente importante no dia a dia e no funcionamento de uma empresa. Ela promove um ambiente de trabalho seguro e agradável e evita prejuízos advindos de acidentes. Há também a demonstração por parte da empresa que se preocupa e se importa com os seus colaboradores, refletindo em uma boa imagem.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 5 mil pessoas em todo o mundo morrem todos os dias, devido acidentes ocorridos no local de trabalho. Com o investimento em segurança ocupacional, o relacionamento entre os colaboradores e seus empregadores melhora significativamente, e a empresa obtêm resultados muito positivos. Além desses benefícios, a empresa economiza com gastos de acidente, diminui o número de afastamento de colaboradores, gastos com a habilitação do funcionário após um acidente e com indenizações e ações trabalhistas.
A Segurança do Trabalho é um investimento primordial, e não simplesmente um gasto. Por isso, enquanto você se preocupa em criar estratégias para aumentar suas vendas, a Avanti Engenharia cuida da sua empresa. Seus colaboradores irão ter mais qualidade de vida, fazendo sua empresa ser mais produtiva e próspera.
O que é considerado acidente de trabalho?
De acordo com a LEI Nº8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, acidente de trabalho é “aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados INSS, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução (permanente ou temporária) da capacidade para o trabalho”. Os acidentes de trabalho são categorizados assim quando:
- Ocorrem durante a prestação de serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho;
- Acontecem durante uma viagem a serviço da empresa;
- Ocorrem no trajeto da casa do colaborador até o local de trabalho e vice-versa;
- O funcionário desenvolve uma doença profissional (causadas pelo tipo de trabalho ou pelas condições do trabalho).
A causa de um acidente pode ter duas origens: por atos inseguros ou por condições inadequadas. A primeira é causada pelo próprio empregador, quando ele realiza uma ação inadequada ou indevida (por exemplo, subir em um local alto sem equipamentos de segurança), já a segunda está ligada à empresa, através de riscos no local de trabalho (por exemplo, máquinas em estado precário).
As medidas preventivas que uma empresa precisa são:
- Identificar e tratar os riscos ambientais;
- Eliminar ou controlar condições inseguras;
- Usar EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva;
- Usar EPI – Equipamentos de Proteção Individual;
- Conscientizar os colaboradores e adotar comportamentos seguros;
- Fazer fiscalização regularmente.
Como você viu, não investir em segurança do trabalho pode trazer dor de cabeça para a empresa, gastos desnecessários e colaboradores desmotivados. Entre em contato com a Avanti para tirar todas as suas dúvidas!